Última atualização: 12/11/2018 15:16

 

 

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

(NOVEMBRO-DEZEMBRO-JANEIRO)

 

Durante o último Fórum Climático Catarinense, no qual o AlertaBlu participa mensalmente, foi elaborada a previsão climática de consenso entre os Meteorologistas para o próximo trimestre (NOV-DEZ-JAN).

De acordo com a previsão de consenso, o mês de novembro segue com um padrão climático semelhante a outubro, com a presença de muita nebulosidade e chuva frequente em Blumenau. As últimas atualizações dos modelos climáticos indicam que a chuva ficará em torno da média mensal em novembro.

A previsão climática é de chuva dentro da média climatológica também para Novembro e Dezembro de 2018 e Janeiro 2019. A chuva no trimestre é causada principalmente pela passagem de frentes frias, cavados (áreas alongadas de baixa pressão), áreas de instabilidade associadas ao aquecimento diurno (convecção) e pela circulação marítima. Além disso, com o aquecimento diurno cada vez mais intenso (calor), pancadas de chuva com acumulados significativos em curto espaço de tempo tornam-se mais frequentes, assim como temporais, com trovoadas, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. A temperatura ficará próxima da média climatológica em Blumenau durante o trimestre. Ondas de calor com três a quatro dias de temperaturas mais elevadas são esperadas durante o trimestre.

Com relação às forçantes climáticas, ressalta-se a possibilidade de configuração de um evento de El Niño de fraca intensidade no decorrer do verão 2018/19. 

 

Tatiane Martins
 Meteorologista - AlertaBlu