Última atualização: 27/02/2020 10:22

Após um período de instabilidade, causado pela influência um cavado (área alongada de baixa pressão) e pela passagem de uma frente fria que provocaram acumulado médio de 53mm entre os dias 25 e 26 de fevereiro, uma nova massa de ar frio e seco ingressou em SC provocando declínio acentuado da temperatura na madrugada desta quinta-feira (27/02).

A Figura 1 mostra a imagem do satélite geoestacionário Goes-16, no canal infravermelho realçado, na manhã desta quinta-feira. Na Figura é possível observar o posicionamento do sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) sobre a Região Sul responsável pelas baixas temperaturas registradas neste amanhecer. Já a frente fria que causou chuva na última quarta-feira (26/02) em Blumenau agora avançou para o litoral do Sudeste, onde é possível notar sua banda de nebulosidade convectiva.

Em Blumenau, a temperatura mínima registrada na estação meteorológica do Parque Ramiro Ruediger foi de 14,6°C às 06h30min local do dia 27 de fevereiro, sendo esta a menor temperatura já registrada em um mês de fevereiro desde o início das atividades do AlertaBlu em 2014.

 

Figura 1: Imagem do satélite Goes-16, no canal infravermelho realçado, na manhã de quinta-feira (27/02). Fonte: CPTEC/INPE;

 

Allef Matos / Tatiane Martins

 Meteorologistas - AlertaBlu/PMB