Última atualização: 05/05/2021 17:20

Retrospectiva de Abril de 2021 

O mês de abril em Blumenau apresenta índice pluviométrico em torno dos 102mm, sendo um dos meses menos chuvosos do ano. Nesta época do ano, a chuva é causada, sobretudo, devido a passagem de sistemas meteorológicos. O aquecimento superficial (calor), que nos meses anteriores era o principal mecanismo causador de chuva, se torna menos preponderante, apesar de ocorrer em alguns dias até mesmo causando alguns temporais isolados. 

Neste ano, a chuva no mês de abril ficou abaixo da média, com 47,8 mm. Este valor representa apenas 47% do normal que é 102 mm. Além disso, a chuva foi mal distribuída no município como pode ser visto na Figura 1. Enquanto a estação Nova Esperança apresentou acumulado mensal de 72 mm, a estação Passo Manso apresentou apenas 23 mm.

Figura1: Acumulados de chuva nas estações pluviométricas do AlertaBlu em abril de 2021;

 

A Figura 2 mostra a chuva diária registrada no mês de abril pelas estações pluviométricas do AlertaBlu. Pode-se verificar houve apenas dois períodos com chuvas mais expressivas em Blumenau. Na primeira semana do mês, a chuva foi causada pela atuação da circulação marítima, já entre os dias 16 e 22 de abril a atuação de um sistema de baixa pressão e a circulação são os responsáveis pelos acumulados registrados no Município.

Figura 2: Chuva diária registrada na rede de estações pluviométricas do AlertaBlu/PMB em abril de 2021;

 

No quesito temperatura do ar, tanto a máxima como a mínima ficaram, no geral, acima da média climatológica para abril de 2021. De acordo com a Figura 3, a maior temperatura máxima ocorreu no dia 10 de abril, quando o termômetro da estação meteorológica do AlertaBlu, localizada no Parque Ramiro Ruediger, registrou 32,6°C. A menor temperatura ocorreu no dia 29 quando uma massa de ar frio ingressou sobre a região favorecendo declínio da temperatura.

Figura 3: Temperaturas extremas em Blumenau no mês de abril de acordo com a estação meteorológica do AlertaBlu;

 

Previsão Climática para Maio de 2021

 

A Figura 4 apresenta a anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial. De acordo com a figura, as anomalias negativas se mantiveram no mês de abril com tendência de enfraquecimento. Esse comportamento confirma a permanência do fenômeno La Niña em abril. Contudo, a previsão indica o enfraquecimento do fenômeno,  tendendo à neutralidade climática ao longo dos próximos meses.

Figura 4: Anomalia da temperatura da superfície do mar (TSM) válida para o mês de abril/2021. Fonte: IFSC;

 

O mês de maio apresenta média climatológica de precipitação em torno de 104mm em Blumenau. Os principais sistemas meteorológicos que provocam chuva na região nessa época são as frentes frias, sistemas de baixa pressão e a circulação marítima.

Para maio de 2021, os modelos de previsão climática prevêem chuva abaixo da média climatológica (104mm). As frentes frias avançam mais rapidamente por SC sem organizar chuva significativa, muitas vezes ocorrendo de forma mal distribuída e sem volumes expressivos. Temporais isolados são menos frequentes nesta época, mas não totalmente descartados, sobretudo em dias de aquecimento mais acentuado, como em condições pré frontais (condição que antecede a passagem de frentes frias). 

Com relação às temperaturas, essas devem ficar dentro do esperado no mês de maio de 2021. As primeiras massas de ar frio ingressam em SC provocando declínio da temperatura, sobretudo durante as noites e madrugadas e as tardes se mantêm amenas, resultando em dias com grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), característica comum na estação de outono.

 

Allef Matos / Taciana Weber / Tatiane Martins

Meteorologistas

Defesa Civil de Blumenau / PMB