Última atualização: 08/05/2019 10:45

 

Na Figura 01, que mostra as temperaturas máximas observadas, bem como a sensação térmica máxima diária, pode-se observar que foi registrada uma grande variação de temperatura em Blumenau nos últimos dias.

 

Figura 01: Temperatura e sensação térmica máximas observadas em Blumenau entre 01 e 07 de maio de 2019;

 

Na tarde de sábado (04/05) a estação meteorológica do AlertaBlu, localizada no Parque Ramiro Ruediger, registrou 33,6°C às 15h45min (linha vermelha). O domingo e a segunda-feira, dias 05 e 06 respectivamente, também registraram temperatura máxima próxima ou acima dos 30°C. A explicação para essas temperaturas mais elevadas para a época do ano é a influência do jato de baixos níveis (JBN). Este sistema meteorológico desloca ar quente e úmido da Amazônia para o sudeste da América do Sul.  Este fluxo de ar quente e úmido quando direcionado para a Região Sul do Brasil, favorece a ocorrência de dias com temperatura mais elevada e também a formação de sistemas de baixa pressão, bem como a de frentes frias.

Entre os dias 04 e 05 de maio, o jato de baixos níveis estava direcionado para o Paraguai, RS e SC e transportou ar quente da região norte do país provocando elevação acentuada da temperatura no sábado (04/05) no município (Figura 02). Na segunda-feira (06/05), o jato de baixos níveis auxiliou na elevação da temperatura e garantiu mais uma tarde com sensação térmica elevada.  Ao final da segunda-feira, uma frente fria avançou por Santa Catarina, causando chuva de intensidade moderada e muitas em Blumenau.

 

Figura 02: Jato de baixos níveis (JBN) direcionando calor para SC. Imagem válida para às 09hrs (horário local) do dia 06/05. Fonte: http://earth.nullschool.net/;

 

Ainda na madrugada da terça-feira (07/05), a frente fria se afastou em direção à Região Sudeste, permitindo a aproximação de um sistema de alta pressão. Este que sistema se posicionou a leste de SC favoreceu o deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí e, assim, provocou aumento da nebulosidade em Blumenau na terça-feira. Por consequência, a temperatura entrou em declínio se comparada em relação aos dias anteriores, com uma diferença de aproximadamente 10 graus entre a segunda e terça-feira.

Esta condição de temperaturas mais amenas se mantém nesta quarta-feira (08/02). Porém, a partir da quinta-feira, com o enfraquecimento da circulação marítima, os períodos de aberturas de sol passam a ocorrer de forma mais prolongada, permitindo nova elevação da temperatura.

 

Taciana Weber / Tatiane Martins

Meteorologistas AlertaBlu / PMB