Última atualização: 21/09/2020 19:13

- Como se comporta a primavera em Blumenau?

Neste dia 22 de setembro de 2020 às 10h31min local inicia-se a estação da primavera no hemisfério sul. Na Figura 01, que mostra as normais climatológicas mensais, ou seja, o que normalmente chove em cada mês, é possível observar que a climatologia indica que chove cerca de 400mm nos meses de primavera (set/out/nov) no município. Além disso, a primavera é caracterizada pelo aumento do volume mensal de chuva em Blumenau em relação a estação que à antecede (inverno).

Figura 01: Volumes mensais médios de chuva em Blumenau. Fonte: AlertaBlu;

 

As frentes frias, os sistemas de baixa pressão (centros de baixa e cavados), a circulação marítima e os sistemas convectivos de mesoescala são os principais fenômenos atmosféricos que causam chuva em Blumenau neste período do ano. Nesta estação passam  a ocorrer, ainda, as primeiras pancadas de chuva associadas ao calor (aquecimento superficial). Durante a primavera a atmosfera inicia seu processo de aquecimento, o que torna mais favorável e freqüente a ocorrência de temporais que podem estar associados à descargas elétricas, rajadas de vento forte e, por vezes, à queda de granizo.

Até a primeira quinzena de outubro ainda é comum a entrada de massas de ar frio que causam declínio da temperatura, sobretudo das mínimas. Mas estes períodos com dias mais frios, em geral, possuem curta duração. Por outro lado, principalmente a partir da segunda quinzena de outubro, o calor ganha intensidade de forma gradual e é comum o registro de tardes abafadas, com temperatura elevada.

Outro fenômeno comum durante a primavera é o nevoeiro, que se forma pela combinação de uma condição de vento fraco, umidade do ar eleva e temperatura mais amena no inicio das manhãs.

 

- O que esperar da Primavera de 2020?

A previsão climática indica que a primavera de 2020 vai apresentar volumes de chuva dentro a abaixo da média na região de Blumenau. Além disso, devido a influência do fenômenos La Niña, a chuva irá se comportar de forma irregular, ou seja, existe a condição para a ocorrência de períodos de tempo secos  (não se descartando períodos de estiagem) alternados por dias consecutivos com a ocorrência de chuva e os volumes de chuva ocorrem de forma mal distribuída sobre o município nesta primavera. Além disso, como na primavera há maior freqüência dos temporais, por vezes podem ocorrer  acumulados elevados de chuva em curto espaço de tempo. Já a temperatura ficará acima da média durante a estação.

 

Tatiane Martins / Taciana Weber

Meteorologistas / AlertaBlu/PMB