Última atualização: 08/01/2019 18:02

 

 

BOLETIM CLIMÁTICO MENSAL – JANEIRO 2019

 

CONDIÇÃO OCEÂNICA

A Figura 01 mostra as anomalias de temperatura da superfície do mar na região do oceano Pacífico ao final do mês de dezembro de 2018. Observa-se que a região equatorial continua apresentando anomalias positivas de temperatura da superfície do mar, desde a região das Filipinas até a costa oeste da América do Sul. As rodadas mais recentes dos modelos de previsão climática indicam a evolução de El Niño fraco a moderado durante o verão (em torno de 90% de probabilidade), estendendo-se até o outono.

 

Figura 01: Anomalia de Temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial. Fonte:CPTEC/INPE;

 

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO MENSAL

Durante o mês de janeiro, áreas de instabilidade que se formam pela presença de sistemas meteorológicos, tais como cavados, frentes frias e sistemas de baixa pressão, são intensificadas pelo maior aquecimento superficial (calor) e com grande frequência causam chuva intensa de curta duração (convectiva) em Blumenau. Por diversas vezes estes eventos chuvosos acabam sendo acompanhados de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento intenso e, de forma menos frequente, até mesmo de queda de granizo. Este regime típico de verão faz com que o município registre elevados acumulados de chuva nos meses de janeiro, cerca de 183mm de acordo com a climatologia.

Os modelos de previsão climática indicam a chuva ficará em torno da média climatológica durante este mês de janeiro. Não há indicativos de períodos secos prolongados, ou seja, a chuva será recorrente ao longo do mês. Apesar disso, pelo tipo de chuva nesta época do ano, os volumes acumulados ocorrerão de forma mal distribuída no município. Ressalta-se que a condição para temporais, com chuva intensa em curto período de tempo, vendavais, trovoadas e descargas elétricas, é maior durante este mês. Por isso, é recomendado o acompanhamento diário dos boletins de previsão do tempo e avisos meteorológicos emitidos pelo AlertaBlu.

Já com relação às temperaturas, espera-se um comportamento típico de verão com manhãs e tardes quentes. Além disso, com o fluxo de ar quente oriundo do norte do país mais direcionado para a Região Sul, as temperaturas, tanto máximas como mínimas, ficarão dentro a acima da média em Blumenau.

 

Tatiane Martins

 Meteorologista - AlertaBlu