Última atualização: 26/04/2018 14:35

 

Analisando a climatologia de Blumenau, é possível notar que o mês de abril é caracterizado por baixos índices de precipitação e aparece como terceiro mês que menos chove durante o ano, atrás apenas dos meses de junho e agosto, respectivamente. Normalmente são esperados acumulados de precipitação próximos de 102mm no mês de abril.

Já no inicio deste mês, os prognósticos climáticos indicavam que abril ficaria com chuva abaixo da média, como foi discutido na previsão climática mensal disponibilizada pelo AlertaBlu. Fato que vêm se confirmando ao longo do mês. Até o dia 26 de abril foram registrados apenas 22,6mm de chuva em Blumenau, o que representa apenas 20% do esperado para o mês. Comparando com anos anteriores, observou-se que o abril de 2018 foi o mais seco pelo menos dos últimos quatro anos, como pode ser observado na Tabela 01.

 

Tabela 01: Acumulado médio de chuva no mês de abril dos últimos anos nas estações pluviométricas do AlertaBlu.

 

Os baixos volumes de chuva são explicados pela ocorrência de bloqueios atmosféricos no Oceano Pacífico, que acabaram por influenciar as condições atmosféricas em Santa Catarina e consequentemente no Vale do Itajaí. Por conta destes bloqueios, as frentes frias avançam até o Rio Grande do Sul, mas pela presença de sistemas de alta pressão posicionadas próximas a Santa Catarina, acabam sendo desviadas em direção ao oceano, como pode ser visto na Figura 01. Desta forma, o ar seco segue atuando sobre a região de Blumenau, garantindo tempo firme, predomínio de sol e variação de nebulosidade.

Outra consequência da atuação destes bloqueios atmosféricos são as temperaturas elevadas, como as que vêm sendo registradas ao longo do mês. Apesar das madrugadas apresentarem temperaturas já mais amenas, os baixos índices de umidade relativa do ar, favorecem a elevação da temperatura durante o dia, garantindo tardes quentes, com máximas ficando em torno dos 30°C. 

 

Figura 01: Imagem do satélite GOES-16, que mostra a sequências de dias secos consecutivos, com atuação de anticiclones (sistemas de alta pressão) na região de Blumenau. Fonte: Cptec / INPE;

 

A previsão indica mudança nesse padrão de tempo, com retorno da chuva frequente e das temperaturas mais amenas na primeira quinzena do mês de maio.

 

 

Tatiane Martins / Francine Sacco
Meteorologistas - AlertaBlu