Última atualização: 10/09/2019 18:18

O mês de agosto tem como característica baixo índice pluviométrico, em torno dos 95mm, sendo um dos meses do ano que menos chove em Blumenau.

Dentre os principais sistemas meteorológicos que provocam chuva nessa época do ano estão as frentes frias, que usualmente se formam entre a Argentina e Uruguai e avançam para SC a cada semana, além dos sistemas de alta pressão posicionados no oceano que transportam ar úmido do mar sobretudo para a faixa leste catarinense.

Esse ano, as frentes frias apresentaram trajetória mais oceânica não conseguindo organizar chuva na faixa oeste do Estado e mesmo na faixa leste chegavam já enfraquecidas e provocando pouca chuva no município, resultando em precipitação abaixo da média como é mostrado na Figura1.

 

Figura 1: Acumulados de chuva nas estações pluviométricas do AlertaBlu em agosto de 2019.

 

A Figura2 apresenta a chuva diária no mês de agosto registrada pelas estações pluviométricas do AlertaBlu. Pode-se notar que nos poucos dias com chuva durante o mês, essa ocorreu com pouca intensidade não passando dos 5mm, em média, a cada evento.

 

Figura 2: Acumulados de chuva diário e somatório em Blumenau no mês de agosto de 2019.

 

Com relação a temperatura, o mês de agosto apresentou, no geral, temperaturas mínimas e máximas acima da climatologia, com alguns dias mais aquecidos, intercalados com dias de baixa amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), evidenciando a influência da circulação marítima nesse período, deixando os dias com maior cobertura de nuvens e menor variação de temperatura. Além disso, tivemos incursão de massas de ar frio, em especial aquela observada nos primeiros dias do mês ocasionando declínio de temperatura por dois dias consecutivos em Blumenau, sendo registrado 5 e 5,5°C nos dias 04 e 05/08 respectivamente. Outro fato relevante ocorrido durante o mês de agosto foi a temperatura elevada, para essa época do ano, nos dias 08 e 10/08 com 30 e 31,5°C respectivamente. Nesses dias, os ventos de norte/noroeste impostos pela formação de uma frente fria na Argentina contribuíram para a elevação acentuada da temperatura.

 

Figura 3: Temperaturas extremas em Blumenau no mês de agosto de acordo com a estação meteorológica do AlertaBlu;

 

 

Taciana Weber / Tatiane Martins
 Meteorologistas - AlertaBlu